A Ouvidoria foi criada para identificar eventuais falhas que ocorram na prestação dos serviços, bem como apontar sugestões que ajudem a solucioná-las. Sua atuação fortalece o exercício da cidadania, incentivando a participação popular na administração pública.
Registrando pontos positivos e negativos apontados pelos cidadãos, a Ouvidoria representa um posto de escuta, na medida em que possibilita à comunidade expressar seus anseios, sendo uma importante ferramenta de avaliação da gestão pública, no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos.
A Ouvidoria do Município:
• Recebe, analisa e encaminha pedidos de acesso à informação, reclamações, sugestões e elogios formulados pelo cidadão, relacionados à atuação dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Município;
• Presta informações;
• Cientifica às autoridades competentes das questões que lhe forem presentadas ou que chegarem a seu conhecimento, requisitando informações e documentos;
• Acompanha as providências adotadas;
• Cobra soluções e informa ao cidadão sobre os encaminhamentos referentes à sua demanda;
• Garante ao cidadão resposta ao seu pleito e, se solicitado, sigilo de seus dados pessoais;
• Sugere medidas de aprimoramento das atividades técnicas e administrativas;
• Identifica e interpreta o grau de satisfação dos cidadãos, mediante indicadores permanentes de avaliação;
• Sugere a adoção de medidas necessárias à prevenção e detecção de irregularidades na Administração Pública.
Assunto | Quantidade | Porcentagem |
---|---|---|
OUVIDORIA GERAL - DENÚNCIA | 55 | 42,64% |
OUVIDORIA GERAL - ELOGIO/AGRADECIMENTO | 2 | 1,55% |
OUVIDORIA GERAL - INFORMAÇÕES GERAIS | 9 | 6,98% |
OUVIDORIA GERAL - RECLAMAÇÃO | 39 | 30,23% |
OUVIDORIA GERAL - SERVIÇO/PROVIDÊNCIAS | 9 | 6,98% |
OUVIDORIA GERAL - SOLICITAÇÃO | 10 | 7,75% |
OUVIDORIA GERAL - SUGESTÃO | 5 | 3,88% |
TOTAL | 129 |
Secretaria | Quantidade | Porcentagem |
---|---|---|
Secretaria Municipal de Administração Geral | 11 | 19,64% |
Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente | 3 | 5,36% |
Secretaria Municipal de Assistência Social | 0 | 0,00% |
Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico | 0 | 0,00% |
Secretaria Municipal de Educação | 17 | 30,36% |
Secretaria Municipal de Esportes | 0 | 0,00% |
Secretaria Municipal de Fazenda | 3 | 5,36% |
Secretaria Municipal de Gestão de Frotas | 0 | 0,00% |
Secretaria Municipal de Governo | 1 | 1,79% |
Secretaria Municipal de Governo | 4 | 7,14% |
Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos | 0 | 0,00% |
Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos | 6 | 10,71% |
Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Urbana | 1 | 1,79% |
Secretaria Municipal de Saúde | 10 | 17,86% |
TOTAL | 56 |
Tipo | Quantidade | Porcentagem |
---|---|---|
Denúncia | 43 | 76,79% |
Dúvida | 1 | 1,79% |
Elogio | 1 | 1,79% |
Reclamação | 6 | 10,71% |
Solicitação | 5 | 8,93% |
Sugestão | 0 | 0,00% |
TOTAL | 56 |