A Ouvidoria foi criada para identificar eventuais falhas que ocorram na prestação dos serviços, bem como apontar sugestões que ajudem a solucioná-las. Sua atuação fortalece o exercício da cidadania, incentivando a participação popular na administração pública.
Registrando pontos positivos e negativos apontados pelos cidadãos, a Ouvidoria representa um posto de escuta, na medida em que possibilita à comunidade expressar seus anseios, sendo uma importante ferramenta de avaliação da gestão pública, no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos.
A Ouvidoria do Município:
• Recebe, analisa e encaminha pedidos de acesso à informação, reclamações, sugestões e elogios formulados pelo cidadão, relacionados à atuação dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Município;
• Presta informações;
• Cientifica às autoridades competentes das questões que lhe forem presentadas ou que chegarem a seu conhecimento, requisitando informações e documentos;
• Acompanha as providências adotadas;
• Cobra soluções e informa ao cidadão sobre os encaminhamentos referentes à sua demanda;
• Garante ao cidadão resposta ao seu pleito e, se solicitado, sigilo de seus dados pessoais;
• Sugere medidas de aprimoramento das atividades técnicas e administrativas;
• Identifica e interpreta o grau de satisfação dos cidadãos, mediante indicadores permanentes de avaliação;
• Sugere a adoção de medidas necessárias à prevenção e detecção de irregularidades na Administração Pública.
| Assunto | Quantidade | Porcentagem |
|---|---|---|
| OUVIDORIA GERAL - DENÚNCIA | 59 | 40,97% |
| OUVIDORIA GERAL - ELOGIO/AGRADECIMENTO | 2 | 1,39% |
| OUVIDORIA GERAL - INFORMAÇÕES GERAIS | 9 | 6,25% |
| OUVIDORIA GERAL - RECLAMAÇÃO | 47 | 32,64% |
| OUVIDORIA GERAL - SERVIÇO/PROVIDÊNCIAS | 10 | 6,94% |
| OUVIDORIA GERAL - SOLICITAÇÃO | 10 | 6,94% |
| OUVIDORIA GERAL - SUGESTÃO | 7 | 4,86% |
| TOTAL | 144 |
| Secretaria | Quantidade | Porcentagem |
|---|---|---|
| Secretaria Municipal de Administração Geral | 13 | 18,31% |
| Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente | 3 | 4,23% |
| Secretaria Municipal de Assistência Social | 0 | 0,00% |
| Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico | 0 | 0,00% |
| Secretaria Municipal de Educação | 20 | 28,17% |
| Secretaria Municipal de Esportes | 0 | 0,00% |
| Secretaria Municipal de Fazenda | 5 | 7,04% |
| Secretaria Municipal de Gestão de Frotas | 1 | 1,41% |
| Secretaria Municipal de Governo | 1 | 1,41% |
| Secretaria Municipal de Governo | 4 | 5,63% |
| Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos | 0 | 0,00% |
| Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos | 6 | 8,45% |
| Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Urbana | 1 | 1,41% |
| Secretaria Municipal de Saúde | 17 | 23,94% |
| TOTAL | 71 |
| Tipo | Quantidade | Porcentagem |
|---|---|---|
| Denúncia | 53 | 74,65% |
| Dúvida | 1 | 1,41% |
| Elogio | 1 | 1,41% |
| Reclamação | 9 | 12,68% |
| Solicitação | 6 | 8,45% |
| Sugestão | 1 | 1,41% |
| TOTAL | 71 |